Famílias de Marielle Franco e Anderson Gomes aguardam por justiça no julgamento de Ronnie Lessa e Elcio Queiroz no Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira (30), os parentes de Marielle Franco e Anderson Gomes compareceram ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para acompanhar o julgamento de Ronnie Lessa e Elcio Queiroz, acusados de serem os executores dos assassinatos de Marielle e Anderson em março de 2018. O julgamento está sendo realizado pelo 4º Tribunal do Júri e conta com a presença das duas famílias, que expressaram suas expectativas por uma condenação dos réus.

Em declarações à imprensa antes de entrar no tribunal, os parentes das vítimas destacaram a importância da coragem de suas famílias e dos movimentos de apoio desde o ocorrido, além da expectativa por justiça. Luyara Franco, filha de Marielle, mencionou a saudade pela mãe e o desejo de que a justiça seja feita para que Marielle e Anderson possam descansar em paz.

A mãe de Marielle, Marinete Silva, ressaltou a espera de quase sete anos pela condenação dos acusados e a importância de não banalizar as vidas perdidas. Por sua vez, Ágatha Arnaus, viúva de Anderson Gomes, enfatizou que o julgamento é apenas o primeiro passo para o processo de busca por justiça e que todos os envolvidos precisam pagar pelo que fizeram.

Além dos executores, também são acusados de envolvimento no crime os irmãos Chiquinho e Domingo Brazão, bem como o delegado Rivaldo Barbosa, acusado de prejudicar as investigações. O Ministério Público do Rio de Janeiro solicitará ao Conselho de Sentença do tribunal a condenação máxima para Ronnie Lessa e Elcio Queiroz, que pode resultar em até 84 anos de prisão, caso sejam considerados culpados.

A manhã também foi marcada por uma manifestação de pais e mães de vítimas da violência, que pediam justiça por Marielle e Anderson. Com gritos de “Marielle e Anderson: Justiça!”, os manifestantes seguravam girassóis e usavam roupas em homenagem às vítimas, reforçando a importância do julgamento para a garantia de justiça e paz para suas famílias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo