Repórter São Paulo – SP – Brasil

Lançado Framework Internacional para Créditos de Biodiversidade na COP16 em Cali, Colômbia: um marco na preservação ambiental

Cali, na Colômbia, é palco da COP16, a Conferência de Biodiversidade da ONU, um evento que reúne defensores da natureza de diversos países em busca de soluções para a preservação do meio ambiente. Um dos marcos desta conferência foi o lançamento do Framework do Painel Consultivo Internacional sobre Créditos de Biodiversidade (IAPB), na última segunda-feira.

Este Framework apresenta 21 princípios e diretrizes que visam garantir a integridade dos mercados emergentes de créditos de biodiversidade, os quais têm se mostrado uma ferramenta importante para mobilizar recursos para a conservação e restauração dos ecossistemas naturais. A ideia é que esses mercados forneçam resultados verificados para a natureza, promovam equidade e justiça para povos indígenas e comunidades locais, além de manter uma governança sólida em todos os níveis.

O IAPB é composto por representantes de diversos setores, como finanças, setor privado, ONGs e povos indígenas, e se baseia em melhores práticas e dados para reduzir a lacuna de financiamento necessário para a conservação da natureza. O Framework traz lições aprendidas com os mercados de carbono e enfatiza a importância de uma governança que conecte todos os níveis da cadeia de valor, assegure transparência e promova a participação inclusiva.

Os créditos de biodiversidade representam unidades mensuráveis de impacto positivo nos ecossistemas e exigem abordagens locais adaptadas a biomas e comunidades específicas. Diferentemente dos créditos de carbono, a compensação pela perda da biodiversidade deve ser feita localmente e como último recurso na hierarquia de mitigação.

É urgente a implementação de mecanismos inovadores, como os créditos de biodiversidade, para incentivar a criação de territórios sustentáveis que combatam economias informais e ilegais responsáveis pelo desmatamento. O próximo passo é testar esse modelo em pilotos que demonstrem seus benefícios e trabalhar para que políticas públicas reflitam a integridade do Framework lançado, canalizando investimentos na proteção e regeneração da natureza.

Em um cenário global cada vez mais preocupado com as questões ambientais, iniciativas como essa se mostram cruciais para garantir um futuro sustentável para o planeta e suas comunidades.

Sair da versão mobile