Os 40 trens que integrarão o sistema estão sendo preparados na fábrica da CAF em Hortolândia, interior de São Paulo, com previsão de chegar a Salvador no segundo semestre do próximo ano. Cada vagão terá capacidade para transportar 400 passageiros, sendo 77 lugares sentados.
A construção dos trilhos para o VLT já teve início, com a chegada das primeiras barras em setembro. O projeto contempla três trechos, totalizando 34 paradas ao longo de 36,4 quilômetros. O investimento total previsto é de R$ 5 bilhões.
Os trens que serão utilizados em Salvador foram originalmente adquiridos para o VLT de Cuiabá, não concluído até hoje. Após um acordo entre os governos de Mato Grosso e Bahia, os trens foram transferidos para a capital baiana, com Mato Grosso recebendo R$ 793,7 milhões pela negociação.
A previsão é que os pagamentos pelo material rodante e equipamentos ocorram em quatro parcelas anuais, com a primeira sendo realizada ainda em dezembro. Além disso, a negociação envolveu a extinção de ações judiciais entre os consórcios e os estados.
Com o VLT adaptado e em operação, Salvador e região metropolitana contarão com um sistema de transporte público moderno e eficiente, atendendo não apenas a demanda de passageiros, mas também oferecendo oportunidades para os trabalhadores informais e pescadores locais. A expectativa é de que o projeto contribua para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida na região.