Menor número de assaltos na Baixada Santista desde 2001 surpreende autoridades e traz sensação de segurança à população.

A Baixada Santista está comemorando os melhores índices de segurança dos últimos anos, com números que apontam para uma redução significativa nos índices de criminalidade na região. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a Baixada Santista registrou o menor número de assaltos para os primeiros oito meses do ano desde 2001.

Os municípios de Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente e Guarujá compõem essa região que, este ano, contabilizou 7.100 crimes do tipo até o momento, representando uma redução de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 5.396 casos.

Além disso, os homicídios dolosos também apresentam uma diminuição significativa, com 82 ocorrências registradas de janeiro a agosto deste ano. Os roubos de carga e de mercadorias também recuaram 34%, acompanhando a tendência de queda observada em todo o estado de São Paulo.

Os bons resultados se refletem em diversas cidades da Baixada Santista. Em Santos, os assaltos tiveram uma redução de 27,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando a terceira menor marca dos últimos 24 anos. Em Praia Grande, os roubos de veículos atingiram o menor patamar em 24 anos, com apenas 72 casos até agosto.

São Vicente registrou apenas nove homicídios dolosos de janeiro a agosto, a menor marca desde 2001. Já no Guarujá, os furtos e roubos de veículos também tiveram uma redução expressiva, com 113 furtos e 29 roubos de veículos, representando quedas de 35% e 44%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.

Esses resultados positivos são atribuídos ao aumento do efetivo policial, aos investimentos em estrutura e tecnologia e ao trabalho ostensivo das Polícias Civil e Militar. O secretário da segurança pública paulista, Guilherme Derrite, destaca que a Baixada Santista sempre foi uma prioridade da gestão, e as ações implementadas estão sendo eficazes na redução da criminalidade na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo