Como transformar alimentos da sua despensa e geladeira em plantas de horta: um guia prático para começar a cultivar em casa.

Uma tendência que vem se popularizando cada vez mais entre os brasileiros é a prática de cultivar uma horta em casa. E o melhor de tudo é que não é preciso desembolsar uma grande quantia em sementes e mudas, pois é possível utilizar alimentos que já fazem parte do nosso dia a dia na cozinha.

A professora de jardinagem Carol Costa, conhecida pelo canal Minhas Plantas no YouTube e autora de nove livros sobre o assunto, ressalta que quase todos os vegetais que temos na despensa ou geladeira podem ser reaproveitados para se transformarem em plantas. Esse método é não apenas fácil, mas também econômico para quem deseja começar uma horta em casa.

No entanto, é importante ressaltar que nem sempre é viável plantar qualquer tipo de alimento dessa maneira, como muitos vídeos propagam na internet. Existem algumas dicas específicas para plantar batatas, batatas-doces, alho, cebolinha e tomate a partir dos alimentos comprados na feira ou mercado.

Por exemplo, para plantar batata-inglesa, basta reservar um vaso com terra ou um canteiro alto, escolher a menor batata disponível e deixá-la em um local seco por um tempo até surgirem brotos. Já no caso da batata-doce, é preciso colocá-la em um copo com água até que produza raízes e ramos para ser replantada.

O alho, por sua vez, deve ser guardado na geladeira até brotar, momento em que deverá ser plantado com casca e tudo, resultando em folhas com sabor de alho. A cebolinha e o tomate também têm seus passos específicos para serem cultivados de forma eficaz em casa.

Além disso, há dicas gerais a serem seguidas, como preferir produtos orgânicos, adubar regularmente e utilizar recipientes adequados para o plantio. Portanto, com um pouco de criatividade e disposição, é possível iniciar uma horta em casa de forma sustentável e econômica, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo