Repórter São Paulo – SP – Brasil

Encerramento da aplicação do Celpe-Bras 2024/2 reúne quase 4 mil estrangeiros em 31 países, com destaque para a América do Sul.

Nesta sexta-feira (25) chega ao fim a segunda edição de 2024 do exame Celpe-Bras, que avalia a proficiência em língua portuguesa para estrangeiros. Iniciada na última terça-feira (22), a aplicação das provas escrita e oral ocorreu em 109 postos credenciados, sendo 46 no Brasil e 63 no exterior.

O Celpe-Bras é reconhecido como o exame oficial brasileiro que comprova a habilidade oral e escrita do idioma português por estrangeiros, sendo aceito em universidades, empresas do Brasil e até em processos de revalidação de diplomas médicos e de naturalização.

A avaliação da proficiência na variante brasileira de língua portuguesa é feita por meio do desempenho dos participantes em duas partes: escrita e oral. A parte escrita, com duração de até três horas, consiste em quatro tarefas de produção textual abrangendo diversos componentes e habilidades do idioma.

Já a parte oral tem a duração de 20 minutos e envolve uma interação face a face entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador. Durante essa etapa, são abordados temas relacionados aos interesses pessoais do examinando, baseados nas informações fornecidas durante a inscrição, bem como tópicos do cotidiano e de interesse geral.

Os resultados deste exame serão divulgados no dia 16 de dezembro, com acesso disponível no Sistema Celpe-Bras por meio do login cadastrado no portal digital Gov.br.

Ao todo, foram registradas 3.957 inscrições de estrangeiros de 31 países para esta edição do Celpe-Bras. O idioma espanhol foi o mais comum entre os participantes, com 2.751 inscrições, seguido pelo francês (290) e inglês (175). A maior parte dos inscritos é proveniente da América do Sul, seguida pela América do Norte e países africanos.

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é fundamental para estrangeiros interessados em ingressar em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, sendo também utilizado para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que desejam trabalhar no país. As provas são aplicadas semestralmente em diversos locais de aplicação, disponibilizando vagas para diferentes instituições interessadas na disseminação da língua portuguesa.

O Inep oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e outras condições específicas. Os participantes também têm a possibilidade de requisitar o uso do nome social no dia do exame, desde que a solicitação tenha sido feita até o dia 16 de agosto.

Sair da versão mobile