Repórter São Paulo – SP – Brasil

Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina de outubro para mais de 260 mil contribuintes, com 11 mil do RS

Na manhã desta quinta-feira (23), a Receita Federal divulgou a liberação da consulta ao lote da malha fina de outubro, que contempla cerca de 264 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco. No total, serão pagos R$ 700 milhões, sendo que 53% desse valor será destinado aos contribuintes com prioridade no reembolso.

Uma novidade deste ano é a inclusão dos contribuintes gaúchos na lista de prioridades, devido às enchentes que atingiram o estado. Além disso, a informação da chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou a utilização da declaração pré-preenchida também dá prioridade no recebimento. No total, 264.602 contribuintes serão beneficiados, sendo que a chave Pix foi informada por 126.824 contribuintes.

Outras categorias de prioridades incluem contribuintes ligados ao magistério, residentes no Rio Grande do Sul, idosos entre 60 e 79 anos e pessoas com deficiência física, mental ou portadoras de doenças graves. Aqueles que não se encaixam em nenhuma dessas categorias representam uma parcela de 53.433 contribuintes na lista de prioridades.

A consulta poderá ser realizada no site da Receita Federal ou no aplicativo para tablets e smartphones. O pagamento está previsto para o dia 31 de outubro, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso haja alguma pendência, o contribuinte poderá retificar a declaração e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Por fim, se a restituição não for depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Após esse período, o contribuinte poderá requerer o valor pelo Portal e-CAC. É importante estar atento aos prazos e procedimentos para garantir o recebimento da restituição do Imposto de Renda.

Sair da versão mobile