Produção de petróleo da União atinge recorde em agosto, chegando a 89 mil barris por dia, impulsionada pelo retorno operacional da plataforma P-74.

No mês de agosto, a produção de petróleo da União atingiu um marco histórico ao alcançar a marca de 89 mil barris por dia (bpd). Esse número é composto por 84,29 mil bpd provenientes de oito contratos de partilha de produção, além de 5,14 mil bpd provenientes dos Acordos de Individualização da Produção nas áreas não contratadas de Tupi e Atapu. Esse aumento significativo na produção de petróleo foi um reflexo do retorno operacional da plataforma P-74, localizada no campo de Búzios, após uma parada programada para manutenção.

A produção de gás natural da União também apresentou um crescimento notável, atingindo a marca de 182 mil metros cúbicos por dia em agosto, o que representa um aumento de 3,8% em relação ao mês de julho. Esses dados foram divulgados no Boletim Mensal da Produção pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

Atualmente, a União se consolida como a sexta maior produtora de petróleo do Brasil, e a perspectiva é de que esse crescimento se intensifique nos próximos meses. Com 24 contratos assinados em regime de partilha, sendo oito deles em produção, a União tem direito a uma parcela da produção de cada um desses campos. A PPSA é a empresa responsável por gerir esses contratos e também por comercializar as parcelas provenientes dos mesmos.

No que diz respeito aos contratos em regime de partilha, a produção total se mantém estável em 1 milhão de barris de petróleo por dia, com destaque para os campos de Búzios, Mero e Sépia como os maiores produtores. Além disso, em agosto, a produção de gás natural disponível para exportação em regime de partilha foi de 3,97 milhões de metros cúbicos por dia, sendo Búzios o maior exportador com 3,42 milhões de m³ por dia, representando 84% do total da produção.

Com esses avanços na produção de petróleo e gás natural, a União segue firme em sua trajetória de crescimento e consolidação como importante produtora no cenário nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo