Repórter São Paulo – SP – Brasil

Gastos das famílias com Habitação têm aumento significativo e impulsionam índice de inflação em outubro.

Os gastos das famílias brasileiras com habitação tiveram um aumento significativo no mês de outubro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 24. Após uma elevação de 0,50% em setembro, os gastos com habitação subiram 1,72% em outubro, contribuindo positivamente com 0,26 ponto percentual para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) do mês.

Um dos principais fatores que impulsionaram esse aumento foi a energia elétrica residencial, que passou de uma alta de 0,84% em setembro para 5,29% em outubro. Essa elevação foi influenciada pela entrada em vigor da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a partir do dia 1º de outubro. Com isso, a energia elétrica foi o principal item a pressionar o IPCA-15 de outubro, contribuindo com 0,21 ponto percentual. Além disso, o gás de botijão também teve um aumento de 2,17%.

O IPCA-15 de outubro registrou uma taxa de 0,54%, mostrando uma leve aceleração em relação ao mês anterior. Com o aumento dos gastos com habitação, o índice geral de inflação também foi impactado, refletindo o cenário econômico atual do país.

Esses dados destacam a importância de acompanhar de perto os indicadores de inflação e os gastos das famílias, para entender melhor o comportamento da economia e as consequências para o bolso dos brasileiros. É fundamental que medidas sejam tomadas para controlar esses aumentos e garantir a estabilidade econômica no país.

Sair da versão mobile