Audiências de custódia para torcedores uruguaios envolvidos em conflitos no Rio durante a Libertadores resultam em prisão de 22 homens

Nesta sexta-feira (25), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro realizará audiências de custódia de 20 torcedores uruguaios que se envolveram em conflitos na praia do Recreio, zona oeste do Rio. Os incidentes aconteceram na quarta-feira (24), durante o dia do primeiro jogo pelas semifinais da Copa Libertadores da América, entre Botafogo e Peñarol, com a vitória da equipe brasileira por 5×0.

De acordo com informações do tribunal, os torcedores detidos cometeram atos de violência e desrespeitaram artigos previstos no Estatuto do Torcedor, que estabelece regras de comportamento dentro e fora dos estádios. Após as audiências, os processos serão encaminhados para o Juizado Especial do Torcedor e para as Varas Criminais Especializadas em Organização Criminosa.

A confusão na praia envolveu mais de 200 torcedores do Peñarol, resultando em saques, incêndios, confrontos com a Polícia Militar e depredação de estabelecimentos comerciais e veículos na região. A polícia apreendeu uma pistola utilizada durante os tumultos. Agentes do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios foram alertados sobre o furto de um celular em um comércio local, levando à prisão de 22 homens, que foram autuados por diversos crimes, como porte ilegal de arma de fogo, furto, lesão corporal, incêndio e associação criminosa.

Além disso, um adolescente infrator foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, respondendo por crimes análogos aos dos adultos detidos. A Polícia Civil informou que outros 330 uruguaios também serão responsabilizados pelo desrespeito ao Estatuto do Torcedor, com as atitudes violentas sendo investigadas com base em imagens da imprensa e redes sociais, além de oitivas para identificação e punição dos envolvidos. Os procedimentos serão encaminhados ao Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos para as devidas providências.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo