Repórter São Paulo – SP – Brasil

Setembro registra menor número de mortes no trânsito do ABC em 2024, com destaque para acidentes com veículos de quatro rodas.

No mês de setembro, as estatísticas de acidentes de trânsito no ABC apresentaram uma melhora significativa, com um total de 14 óbitos, abaixo da média do ano. Isso representa uma redução em relação ao mês de agosto, que registrou 24 mortes, sendo um dos meses mais violentos do ano, juntamente com maio. Vale ressaltar que os acidentes envolvendo veículos de quatro rodas foram responsáveis pela maioria das mortes, superando as fatalidades entre motociclistas e pedestres, que historicamente lideram as estatísticas de vítimas fatais em acidentes de trânsito.

De acordo com o Infosiga, sistema de informações gerenciais de acidentes de trânsito elaborado pelo Detran, o mês de setembro de 2024 foi considerado o menos violento desde 2015, quando os dados começaram a ser divulgados. Somente em setembro de 2021 foram registradas menos mortes, com um total de 10 óbitos, em meio à segunda onda da pandemia da covid-19, que impactou a circulação de pessoas nas vias.

A análise por tipo de veículo envolvido nos acidentes revela que, dos 14 óbitos de setembro, cinco estavam em carros, quatro eram motociclistas, quatro eram pedestres e um caso não teve o tipo de veículo identificado. Em comparação com setembro de 2023, quando foram registradas 31 mortes, houve uma redução de 54,84% nas fatalidades do trânsito no mesmo mês deste ano.

No acumulado de janeiro a setembro de 2024, foram registradas 159 mortes nas vias do ABC, um número ligeiramente inferior às 171 mortes registradas no mesmo período do ano anterior. No entanto, é importante destacar que 2023 apresenta um dos piores índices em nove meses desde que o Infosiga começou a divulgar os dados. O cenário se mantém crítico, com 66 mortes de motociclistas, 45 de pedestres, 28 de motoristas ou passageiros de carros e oito de ciclistas no período analisado.

Diante desses números, as autoridades de trânsito e a população em geral precisam estar atentas para promover a segurança nas vias e reduzir o número de acidentes, garantindo um trânsito mais seguro para todos os usuários. É fundamental a conscientização e o respeito às normas de trânsito para evitar tragédias e preservar vidas.

Sair da versão mobile