Repórter São Paulo – SP – Brasil

Pista reaberta: movimento retorna ao aeroporto Salgado Filho após 171 dias de espera e prejuízos aos trabalhadores.

Nesta segunda-feira (21), o movimento no aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi intenso, marcando a reabertura para pousos e decolagens após 171 dias de fechamento devido às tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Para Cléber Lima dos Santos, engraxate no terminal há 25 anos, essa foi a primeira vez desde maio que viu tanto movimento no aeroporto.

Santos, que havia retornado ao trabalho em julho, quando as operações de embarque, desembarque e check-in foram reabertas, mas sem voos, está otimista com a previsão de 9 mil passageiros diários no aeroporto. Morador de um prédio próximo ao aeroporto, o engraxate teve que deixar seu apartamento devido à enchente, mas contou com a ajuda dos clientes para se manter durante o período sem renda.

A reabertura também trouxe alegria para Marcos André Ferraz Nunes, chefe de uma cooperativa de táxis, que teve seu escritório atingido pela enchente em maio. Com a reabertura da pista, Nunes e sua equipe esperam se recuperar do prejuízo até o final do ano, e esperam que as medidas de reconstrução coloquem a capital gaúcha no mapa dos viajantes.

Para Pablo Espíndola, que caracterizou-se como o monumento da estátua do Laçador em frente ao aeroporto, foi “uma honra” representar o povo acolhedor de Porto Alegre. O dia também foi de reencontros emocionantes, como o abraço entre o representante comercial Everton Fassbender e seu filho, o estudante Victor Coelho Fassbender, após dois anos sem se verem.

O clima de felicidade e reencontros foi compartilhado por Janete Carmona e Juarez Simione, que embarcaram rumo ao Canadá, originalmente previsto para agosto. O retorno das atividades no aeroporto Salgado Filho trouxe um sentimento de normalidade e alívio para todos os passageiros e funcionários presentes. A expectativa agora é que Porto Alegre se destaque ainda mais no turismo e reconstrução após os desafios enfrentados nos últimos meses.

Sair da versão mobile