Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ministros lançam plataforma BIP para investimentos em projetos ambientais e sociais no Brasil e no mundo.

O investidor nacional e estrangeiro agora tem uma nova oportunidade de escolher em quais projetos ambientais e sociais deseja investir. Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, lançaram a Plataforma de Investimentos em Transformação Climática e Ecológica, também conhecida como BIP, em um evento realizado em Washington, nesta quarta-feira (23).

Essa plataforma, desenvolvida após um longo processo de um ano e meio, é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Fazenda, do Meio Ambiente e Mudança Climática, de Minas e Energia e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o BNDES. O objetivo é oferecer aos investidores uma lista de projetos validados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, os quais receberão um selo verde de certificação.

De acordo com o BNDES e o Ministério da Fazenda, essa certificação assegura que os projetos estão alinhados com o Plano de Transformação Ecológica, que visa neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, e o Plano Clima, com estratégias para combater a mudança climática até 2035. A Ministra Marina Silva ressaltou que a plataforma é um dos resultados da Força-Tarefa para a Mobilização Global contra a Mudança do Clima, uma inovação trazida pela presidência brasileira do G20.

O Ministro Haddad destacou que um dos principais méritos da plataforma é a aproximação entre investidores, financiadores públicos e privados, e instituições financeiras globais. Ele afirmou que a plataforma combina financiamento e projetos, possibilitando uma conexão entre as diferentes partes interessadas e recursos inclusive externos para impulsionar a economia verde.

Os empreendedores sociais e ambientais que desejam incluir um projeto de desenvolvimento sustentável na plataforma devem contatar o bip@bndes.gov.br para que o BNDES analise a possibilidade de inseri-lo no BIP. A ferramenta também contou com o apoio da Bloomberg Philanthropies, da Aliança Financeira de Glasgow para o Net Zero (Gfanz) e do Fundo Verde para o Clima (GCF).

Além do lançamento da plataforma, os Ministros Haddad e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, participaram de eventos paralelos à 4ª reunião de ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, e da reunião de outono do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. A expectativa é que essa nova ferramenta impulsione uma nova onda de investimentos sustentáveis a favor do meio ambiente e do clima global.

Sair da versão mobile