Repórter São Paulo – SP – Brasil

Legado de Pelé permanece vivo e impacta gerações mesmo após 84 anos de seu nascimento, aponta levantamento inédito.

O eterno Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, completaria 80 anos nesta quarta-feira (23), se ainda estivesse entre nós. Mesmo após sua aposentadoria dos gramados em 1977, o legado deixado por esse que é considerado o Atleta do Século continua impactando diferentes gerações, mesmo aquelas que não tiveram a oportunidade de vê-lo jogar ao vivo.

Um estudo realizado pelo Museu do Futebol em parceria com a Agência Galo revelou que mais de 300 termos são usados pelo público para se referir a Pelé. As palavras mais recorrentes são “Rei”, “futebol” e “craque”. Entre os mais jovens, com até 25 anos, os termos “Brasil” e “Santos” se destacam, em referência aos feitos do camisa 10 pela seleção canarinho e pelo time da Vila Belmiro.

Os brasileiros com mais de 60 anos, que tiveram o privilégio de assistir Pelé em ação, tendem a mencionar os termos “gol” e “melhor” ao se referirem ao ídolo. A pesquisa também revelou diferenças regionais nas expressões utilizadas para descrever Pelé. No Sudeste, termos como “gênio”, “lenda” e “melhor do mundo” são comuns, enquanto no Nordeste, prevalecem “campeão” e “fenômeno”.

Uma curiosidade apontada no estudo são as referências a momentos marcantes da vida de Pelé, como o relacionamento com Xuxa, sua passagem como ministro de Esportes no governo de Fernando Henrique Cardoso e a rivalidade com Maradona. O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, conta com uma sala dedicada exclusivamente ao ídolo, onde estão expostos itens importantes de sua carreira, como a camisa do New York Cosmos utilizada em seu último jogo.

Mesmo após 50 anos desde sua aposentadoria, Pelé segue sendo lembrado e reverenciado como uma figura icônica do futebol brasileiro e mundial. Sua genialidade e conquistas continuam inspirando e encantando fãs de todas as idades. O legado do Rei do Futebol permanece vivo na memória do povo brasileiro e seu espaço no Museu do Futebol é uma homenagem mais do que merecida à sua grandeza no esporte.

Sair da versão mobile