Supremo Tribunal Federal autoriza extradição de britânico acusado de tráfico de drogas para o Reino Unido em decisão unânime.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou nesta terça-feira (22/10) a extradição do britânico Allan Graham Sice, acusado de liderar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas no Reino Unido. A decisão foi unânime, com a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, votando a favor da extradição. Ela argumentou que o crime pelo qual Sice é acusado é tipificado tanto no Brasil quanto no Reino Unido, não sendo considerado um crime político e não estando prescrito.

O britânico foi preso pela Polícia Federal (PF) em Balneário Camboriú (SC) em novembro de 2023, após um mandado de prisão expedido pela Justiça britânica ser validado pelo Supremo. De acordo com as informações do processo, Sice é suspeito de envolvimento em crimes cometidos em 2020, incluindo fornecimento de cocaína e conspiração para contornar a proibição de importação da droga, ambos tipificados pela legislação britânica.

Com a decisão da Primeira Turma do STF, o tempo de prisão cumprido por Sice no Brasil será descontado de uma eventual pena que possa ser imposta a ele no Reino Unido, sendo que, conforme a decisão, a pena máxima que ele poderá receber não poderá exceder 30 anos. Segundo as informações enviadas pela Justiça do Reino Unido, Sice é apontado como líder de uma organização criminosa sediada em Manchester, que atua no fornecimento em larga escala de drogas controladas, principalmente cocaína.

A extradição de Allan Graham Sice representa uma importante cooperação entre as autoridades brasileiras e britânicas no combate ao tráfico internacional de drogas. A decisão do Supremo Tribunal Federal reforça o compromisso do Brasil em colaborar com outros países no enfrentamento do crime organizado transnacional e na busca pela justiça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo