Repórter São Paulo – SP – Brasil

Rendimentos de títulos de governo em alta e riscos políticos pressionam bolsas europeias nesta terça-feira

As bolsas europeias estão operando em baixa nesta terça-feira, influenciadas pelo aumento nos rendimentos dos títulos de governo e por preocupações em relação aos cortes de juros nos Estados Unidos e aos riscos políticos ligados à eleição presidencial no país. O índice pan-europeu Stoxx 600 registrou uma queda de 0,63%, chegando a 518,25 pontos por volta das 6h30 (horário de Brasília).

A aversão ao risco é evidente na Europa devido ao aumento nos retornos dos Treasuries e dos títulos europeus, com apostas de que os cortes de juros nos Estados Unidos serão feitos em um ritmo mais lento. Além disso, há preocupações em relação à possibilidade de reeleição do presidente Donald Trump, com especulações de que um novo mandato poderia resultar em um aumento do déficit fiscal e da inflação no país.

Os juros das T-notes de 10 anos estão em alta, com a taxa atingindo 4,207%, enquanto os Bunds alemães e os Gilts britânicos também apresentam aumentos em seus rendimentos. No mercado europeu, a Bolsa de Londres está recuando 0,66%, a de Paris cai 0,73% e as bolsas de Milão, Madri e Lisboa registram perdas de 0,85%, 1,23% e 1,16%, respectivamente. Já a Bolsa de Frankfurt apresenta uma queda mais moderada, de 0,31%, com a ação da SAP impulsionando o mercado ao subir 3,4% após a empresa de software alemã reportar lucros sólidos e melhorar suas projeções para o ano.

Durante o dia, são esperados comentários de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE), incluindo as falas de Christine Lagarde e Andrew Bailey, presidentes das instituições. Os investidores estarão atentos a essas declarações em meio ao cenário de incertezas políticas e econômicas que impactam as bolsas europeias.

Sair da versão mobile