Repórter São Paulo – SP – Brasil

Lula conversa com Putin após cancelar viagem e participará do Brics por videoconferência, diz Palácio do Planalto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa nesta terça-feira, 22, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O motivo da ligação foi devido ao cancelamento da ida de Lula a Kazan, na Rússia, para participar da 16ª Cúpula do Brics. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, foram feitos arranjos para que o petista pudesse participar da reunião do grupo por videoconferência.

No dia anterior, segunda-feira, 21, havia uma incerteza sobre a participação de Lula na cúpula. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, mencionou que não havia certeza sobre a presença do ex-presidente, uma vez que Kazan possui um fuso horário de 6 horas a mais em relação a Brasília, o que poderia causar dificuldades para a participação de Lula.

Durante a conversa de aproximadamente 20 minutos entre Lula e Putin, o presidente russo mostrou interesse sobre o estado de saúde de Lula e lamentou sua ausência na Cúpula dos Brics devido ao acidente que sofreu no sábado anterior, 19, ao cair no banheiro do Palácio da Alvorada. Lula foi levado ao hospital para tratar um ferimento na cabeça, onde levou três pontos, e recebeu orientação médica para cancelar a viagem a Kazan.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está representando o Brasil na cúpula e mantém contato com o presidente Lula para coordenar a participação do país no encontro. Vieira irá transmitir a Lula possíveis demandas relacionadas à participação do Brasil nas atividades do bloco dos Brics.

Sair da versão mobile