Repórter São Paulo – SP – Brasil

Comércio global deve crescer em linha com o PIB e atingir crescimento médio de 3,25% em 2024 e 2025, aponta FMI.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira suas projeções para o comércio global nos próximos anos. De acordo com o relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO), o FMI estima que o comércio continuará a crescer em linha com o Produto Interno Bruto (PIB), alcançando um aumento médio anual de 3,25% em 2024 e 2025.

Apesar de alguns desafios, como as restrições comerciais entre blocos geopoliticamente distantes, o FMI ressalta que a proporção do comércio em relação ao PIB deve se manter estável. Isso se deve, em parte, ao comércio intrabloco e com países terceiros, que têm ajudado a compensar as limitações entre os blocos.

Em relação ao volume do comércio global, que engloba tanto bens quanto serviços, o FMI projeta um crescimento de 3,1% em 2024 e 3,4% em 2025. Essas estimativas se mantiveram inalteradas em comparação com o relatório anterior divulgado em julho.

O relatório também traz ajustes nas projeções de expansão de exportações e importações. O FMI revisou para baixo as expectativas das economias avançadas, prevendo um aumento de 2,1% e 2,4% nas importações em 2024 e 2025, respectivamente. Já as exportações devem apresentar um crescimento de 2,5% em 2024 e 2,7% em 2025.

Por outro lado, as economias emergentes e em desenvolvimento tiveram suas projeções revisadas para cima. O FMI agora estima um crescimento de 4,6% nas importações em 2024 e 4,9% em 2025, assim como um aumento de 4,6% no volume de exportações para os mesmos anos.

Em resumo, as projeções do FMI apontam para um crescimento contínuo do comércio global nos próximos anos, com desafios a serem enfrentados, mas também oportunidades de crescimento em diversas regiões do mundo. A estabilidade da proporção do comércio em relação ao PIB indica uma resiliência do sistema comercial internacional frente às adversidades.

Sair da versão mobile