ANPD convoca representantes da rede X para esclarecer impactos da mudança nos termos de uso de dados dos usuários.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) está tomando medidas para investigar e avaliar os impactos da alteração nos termos de uso da rede social X, que passará a utilizar os dados dos usuários para treinamento da inteligência artificial generativa Grok. A ANPD informou que convocará representantes da rede para prestar esclarecimentos sobre os possíveis riscos à proteção de dados e à privacidade dos titulares.

A preocupação da ANPD surgiu após a atualização da política de privacidade da plataforma, que passará a ceder dados e publicações dos usuários para o treinamento da inteligência artificial. Caso seja identificado algum risco de grave dano à proteção de dados, outras medidas poderão ser adotadas pela ANPD.

A investigação da ANPD em relação à conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados para o treinamento da IA Generativa da X Corp começou em julho deste ano. A empresa tem colaborado com as requisições de informações da fiscalização, mas a ANPD continua focada nas alterações anunciadas para a política de privacidade.

Na página de divulgação da tecnologia, a rede social X explica que a Grok-2 é um modelo de linguagem de fronteira que apresenta capacidades de raciocínio de última geração. A tecnologia permite que tutores de IA interajam em diversas tarefas que simulam interações do mundo real. A Grok-2 tem demonstrado melhorias no raciocínio com conteúdo recuperado, capacidade de identificar informações ausentes e raciocinar por meio de sequências de eventos.

A ANPD permanece atenta às possíveis violações de privacidade e proteção de dados relacionadas ao uso da inteligência artificial generativa Grok pela rede social X. A convocação dos representantes da empresa para prestar esclarecimentos demonstra o compromisso da autoridade em garantir a segurança e a privacidade dos dados dos usuários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo