SÃO PAULO – Policiais mulheres recebem treinamento especializado para atender vítimas de violência doméstica com empatia e eficácia

No combate à violência doméstica, policiais mulheres são treinadas para oferecer um atendimento especializado e humanizado às vítimas. O projeto Cabine Lilás, implantado na capital e na Grande São Paulo, tem o objetivo de proporcionar um acolhimento adequado para mulheres em situação de violência. A cabo Raiane Cavalcante, integrante da primeira turma do programa, relatou ter ouvido de uma vítima: “Vocês salvaram a minha vida”.

Com a intenção de expandir essa iniciativa para todas as regiões do estado de São Paulo, cerca de 30 policiais estão passando por um curso de capacitação no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) da capital. Durante o treinamento, as agentes recebem aulas sobre psicologia, direito, redes de apoio, medidas protetivas e o funcionamento das Delegacias da Defesa da Mulher (DDM).

A Cabine Lilás é um espaço especializado para o atendimento de chamados relacionados à violência de gênero recebidos pelo 190. Este projeto visa garantir que as vítimas sejam atendidas com sensibilidade e de forma eficaz, oferecendo apoio e orientação necessários para essas situações delicadas.

A iniciativa de capacitar policiais mulheres para lidar com casos de violência doméstica é um importante passo na proteção das vítimas e na promoção da igualdade de gênero. Ao fornecer um atendimento especializado e humanizado, a polícia contribui significativamente para a prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Com a ampliação do projeto para todas as regiões do estado, espera-se que mais mulheres em situação de vulnerabilidade possam receber o apoio e a assistência necessários para superar essas situações de violência. O trabalho dessas policiais capacitadas é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das vítimas, além de contribuir para a conscientização e o enfrentamento dessa grave questão social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo