Aneel intima Enel São Paulo por descumprimento de plano de contingência e reincidência no atendimento insatisfatório aos consumidores em emergências.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tomou uma decisão importante nesta segunda-feira (21), ao intimar a concessionária Enel São Paulo por descumprir o plano de contingência estabelecido em parceria com a agência e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

O motivo da intimação foi a reincidência da Enel em relação ao atendimento insatisfatório prestado aos consumidores em situações de emergência. Um exemplo citado pela agência foi o evento climático do dia 11 deste mês, que deixou mais de 3 milhões de clientes sem energia elétrica na Grande São Paulo, com centenas de residências passando ao menos uma semana no escuro.

Essa intimação faz parte de um processo que poderá resultar na recomendação de rescisão do contrato com a Enel ao Ministério de Minas e Energia (MME). A concessionária terá 15 dias a partir do recebimento da intimação para apresentar sua manifestação.

É importante ressaltar que essa decisão da Aneel vem após a aplicação de uma multa administrativa no valor de R$ 165 milhões à Enel pelo apagão ocorrido em 3 de novembro de 2023. Vale destacar que essa multa, que é a maior já aplicada pela agência, foi suspensa por decisão judicial.

A reportagem da CNN tentou entrar em contato com a Enel para obter um posicionamento da concessionária sobre a intimação da Aneel, mas até o momento não obteve retorno. Ficaremos atentos a qualquer novidade sobre esse caso e traremos atualizações assim que estiverem disponíveis.

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