Frente fria se dispersa e chuvas intensas não atingem São Paulo como previsto; alerta amarelo para tempestades segue ativo

As tempestades esperadas desde sexta-feira (18) no estado de São Paulo acabaram não se concretizando devido à temperatura abaixo do esperado e à dispersão de uma frente fria. A previsão de chuvas intensas, principalmente para a região metropolitana, fez com que o governo estadual montasse um gabinete de crise para lidar com possíveis impactos.

No entanto, de acordo com meteorologistas, a capital paulista não corre mais risco iminente de tempestades, começando o sábado com tempo fechado e chuviscos isolados. Guilherme Borges, do Climatempo, explicou que a frente fria que traria instabilidade não encontrou calor suficiente para a formação das nuvens carregadas previstas.

As chuvas de maior intensidade acabaram sendo deslocadas para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, devido à intensa circulação de vento do mar para o continente. O acumulado de chuvas no final de semana, que era previsto em 200 milímetros em diversas regiões do estado, acabou não se concretizando, ficando abaixo do esperado.

Mesmo com um alerta amarelo do Inmet para tempestades até domingo (20), o risco de cortes de energia elétrica e outros impactos foi considerado baixo. No entanto, mais de 130 mil imóveis chegaram a ficar sem luz neste sábado na Grande São Paulo.

O governo estadual informou que o gabinete de crise continua montado para responder prontamente a possíveis emergências, com cerca de 5.000 agentes mobilizados em todo o estado. Para domingo (20), não há previsão de chuvas fortes, apenas pancadas isoladas. A partir de segunda-feira (21), o tempo deve melhorar, com a volta do sol entre nuvens e máxima de 27°C, sem previsão de chuva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo