Repórter São Paulo – SP – Brasil

Maior grupo sindical do Japão busca aumento salarial de 5% para trabalhadores nas negociações salariais anuais

O maior grupo sindical do Japão está planejando buscar um aumento salarial de 5% para os trabalhadores durante as negociações salariais do próximo ano. Essa proposta é vista como uma medida positiva pelo Banco do Japão, que busca promover um ciclo virtuoso de crescimento nos salários e no consumo.

A Confederação Sindical Japonesa, conhecida como Rengo, está solicitando esse aumento pelo segundo ano consecutivo. No ano atual, as empresas concederam um aumento médio de 5,10%, o maior registrado em 33 anos e superior aos 3,58% do ano anterior.

O diretor executivo do departamento de políticas da Rengo, Akira Nidaira, afirmou em uma coletiva de imprensa que a meta é estabelecer 5% como um patamar sólido na sociedade. Ele ressaltou que, mesmo diante das mudanças no cenário econômico em 2024, muitas pessoas ainda não estão plenamente engajadas nesse processo de valorização salarial.

Por ser o maior conjunto de sindicatos do país, com aproximadamente 7 milhões de membros, as demandas da Rengo costumam estabelecer o tom para as negociações salariais anuais no Japão, conhecidas como “Shunto”. Durante esse período, milhares de sindicatos negociam aumentos salariais com as empresas, em um esforço para garantir melhores condições para os trabalhadores.

A expectativa é que a proposta de aumento salarial de 5% seja bem recebida pelos trabalhadores e contribua para fortalecer a economia japonesa no próximo ano. As negociações salariais anuais são fundamentais para garantir justiça e equilíbrio nas relações trabalhistas e para promover um ambiente de trabalho mais justo e produtivo para todos os envolvidos.

Sair da versão mobile