Repórter São Paulo – SP – Brasil

Senador denuncia Enel por apagão em São Paulo e cobra ação do governo para regular a Lei do Diabetes.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) fez duras críticas à concessionária de energia elétrica Enel durante seu pronunciamento nesta quarta-feira (16). Segundo o parlamentar, a falta de energia que atingiu mais de 2 milhões de imóveis em São Paulo e região metropolitana após um temporal na sexta-feira (11) foi causada pela empresa, que, segundo ele, já deixou péssimas lembranças em seu estado natal de Goiás.

Kajuru ressaltou que cerca de 100 mil imóveis ainda estão sem energia e que este é o terceiro incidente do tipo em menos de um ano. O senador colocou a Enel como protagonista do caos energético, mencionando que a empresa também enfrenta problemas em outras regiões do país, como no Ceará e em algumas cidades do Rio de Janeiro. Além disso, a Enel sofre críticas no Chile, onde o presidente Gabriel Boric ordenou a revisão da concessão da empresa após um apagão.

O senador Kajuru também destacou que a pressão sobre a Enel aumentou significativamente devido ao último apagão ter coincidido com o segundo turno das eleições municipais, evidenciando as falhas recorrentes da empresa. Ele questionou a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) diante da situação e colocou em discussão a eficácia das autoridades no controle desses problemas.

Além das críticas à Enel, Kajuru informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o Ministério da Saúde regulamente imediatamente a Lei 13.895, de 2019, que estabelece a política nacional de prevenção do diabetes e assistência integral à pessoa diabética. Ele ressaltou que a lei, de sua autoria, beneficiará cerca de 30 milhões de diabéticos no Brasil, proporcionando acesso à insulina através do SUS.

Diante dessas questões levantadas pelo senador, a polêmica em torno da Enel e a urgência na regulamentação da Lei do Diabetes se tornam temas relevantes a serem acompanhados de perto pela sociedade e pelas autoridades competentes.

Sair da versão mobile