Repórter São Paulo – SP – Brasil

Preço do pão com manteiga no café da manhã é 10,2% mais caro em São Paulo do que no interior, aponta pesquisa do Procon-SP.

Nesta quarta-feira (16), Dia Mundial do Pão, o Procon-SP divulgou uma pesquisa inédita que revelou uma diferença significativa nos preços do tradicional pão com manteiga no café da manhã entre a capital São Paulo e as demais cidades do interior ou litoral do estado. De acordo com o levantamento, o pão francês na capital paulista custa, em média, 10,2% a mais do que nas outras regiões, com o quilo sendo vendido por R$ 22,54 em São Paulo e por cerca de R$ 20,44 nas demais cidades.

O pãozinho, item presente na maioria dos lares brasileiros e que já foi tema até de uma composição de Mozart, tem se tornado cada vez mais importante no cardápio dos brasileiros. De acordo com o Sindicato e Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, são produzidos aproximadamente 18 milhões de pães franceses por dia apenas na cidade de São Paulo.

O diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, ressaltou a importância de incluir o pão na pesquisa de preços realizada pela fundação, uma vez que se trata de um alimento essencial e amplamente consumido. A variação nos valores dos produtos nas diferentes regiões do estado está relacionada ao custo de vida mais elevado na capital em comparação com as demais cidades pesquisadas.

O levantamento do Procon-SP comparou os preços de alimentos, bebidas e combinados em 108 padarias espalhadas pelo estado. O professor universitário Hermógenes Saviani Filho, que vive em Porto Alegre, destacou a qualidade dos produtos das padarias de São Paulo, enquanto a designer Paola Nogueira afirmou que ir à padaria faz parte de sua rotina e traz conforto.

O Procon-SP também alertou os consumidores sobre seus direitos ao frequentar padarias, como a venda do pão francês por quilo, a visibilidade dos preços, e a devida informação sobre produtos fabricados e embalados. Além disso, a entidade ressaltou a proibição do comerciante de estabelecer peso mínimo para a venda de frios e de usar balas e chicletes como troco.

A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) informou que o mercado de panificação fatura aproximadamente R$ 105 bilhões ao ano, com mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil. A pesquisa do Procon-SP reforça a importância de os consumidores estarem atentos aos seus direitos e de compararem preços na hora de se deliciar com um café da manhã tradicional.

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