Repórter São Paulo – SP – Brasil

Indicadores da Covid-19 apresentam queda em nova edição do Panorama, divulgada no Rio de Janeiro nesta terça-feira

Na mais recente edição do Panorama Covid-19, divulgada na noite desta terça-feira (15), foi apresentada uma queda significativa em seis dos sete indicadores da doença. Os dados se referem à semana 40, que compreende o período de 29 de setembro a 5 de outubro.

O único indicador que apresentou aumento foi a taxa de positividade dos exames RT-PCR realizados na rede de laboratórios privada Dasa, que registrou um aumento de 41% nos primeiros dias de outubro em comparação com os exames coletados entre 1 e 7 de setembro.

Por outro lado, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro relatou que a taxa de positividade dos mesmos testes realizados na rede pública (Lacen) teve uma redução de 31% no mesmo período de comparação. Além disso, a positividade dos testes rápidos de antígeno também apresentou queda, sendo de 23% no Lacen e 2% na Dasa.

O panorama geral aponta para uma tendência de diminuição da positividade total para todos os vírus respiratórios, o que vem ocorrendo desde o final de agosto. A positividade para o vírus SARS-Cov2 teve uma diminuição significativa, passando de 11,06% na primeira semana de setembro para 6,88% na primeira semana de outubro.

O número de solicitações de leitos para pessoas com Síndrome Gripal também apresenta uma queda constante, assim como os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) do estado do Rio, que mantêm uma tendência estável com uma diminuição de 2% para adultos e 3% para crianças.

Os indicadores precoces são essenciais para sinalizar o aumento de casos antes mesmo da elevação detectada nos sistemas de informação, o que reforça a importância do monitoramento contínuo para a preparação da Secretaria de Estado de Saúde no combate ao crescimento da doença e na orientação para o reforço das medidas de prevenção e controle.

Sair da versão mobile