FDA suspende testes de vacina combinada para covid-19 e gripe da Novavax após ocorrência adversa grave de neuropatia motora

A Novavax, empresa de biotecnologia dos Estados Unidos, anunciou que os testes clínicos de sua vacina combinada para covid-19 e gripe foram suspensos pelos reguladores federais americanos, juntamente com os testes de uma outra vacina exclusiva para gripe. A decisão foi tomada pela FDA (Food and Drug Administration), agência regulatória de medicamentos e alimentos dos EUA, devido a uma “ocorrência adversa grave” de neuropatia motora relatada por um participante que recebeu a vacina combinada durante um teste clínico de fase 2 realizado fora do país em janeiro de 2023.

De acordo com a Novavax, o teste clínico foi finalizado em julho de 2023 e o participante em questão reportou o problema em setembro do mesmo ano. A empresa ressaltou que está colaborando com a FDA para investigar o caso e garantir a segurança dos participantes dos testes.

A suspensão dos testes clínicos das vacinas da Novavax levanta preocupações sobre a segurança e eficácia desses produtos. A empresa já vinha trabalhando em pesquisas e desenvolvimento de vacinas para combater a pandemia da covid-19, e essa interrupção pode impactar o cronograma de lançamento dos produtos.

A Novavax afirmou que está comprometida com a transparência e a segurança em seus estudos clínicos, e que continuará seguindo os protocolos e as orientações das autoridades regulatórias para garantir a confiabilidade de seus produtos.

Essa interrupção nos testes clínicos das vacinas da Novavax destaca a importância da vigilância e do monitoramento rigoroso dos ensaios para garantir a segurança e eficácia dos medicamentos e vacinas que são disponibilizados ao público. A empresa deverá fornecer mais informações sobre o caso, assim que as investigações forem concluídas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo