Essa parceria, que teve início em março deste ano com um projeto-piloto em Fortaleza (CE), agora alcança 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o Brasil. A medida, lançada nesta segunda-feira (15), tem como objetivo principal reduzir o tempo de espera para a concessão do auxílio-doença aos segurados do INSS que precisam se afastar do trabalho por até 180 dias. Atualmente, o prazo médio de análise dos pedidos de benefícios é de 15 dias.
Além das agências dos Correios, os segurados podem também utilizar outros canais de atendimento, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial e o telefone da Central 135. A expectativa é que essa iniciativa beneficie principalmente aqueles segurados que não têm acesso à internet ou enfrentam dificuldades para solicitar o benefício pelo aplicativo Meu INSS, proporcionando um atendimento mais próximo de suas residências.
Por meio do Atestmed, uma ferramenta do INSS que facilita o envio digital da documentação necessária, os segurados podem realizar o requerimento do benefício nas agências dos Correios de forma rápida e eficiente. Essa nova forma de atendimento busca agilizar o processo e proporcionar mais comodidade para os cidadãos que necessitam do auxílio-doença.
Com a expansão dessa parceria, o governo espera contribuir para a agilização do processo de concessão de benefícios por incapacidade temporária, beneficiando milhões de segurados do INSS em todo o país. O Ministério da Previdência Social destaca a importância dessa iniciativa e ressalta a relevância dessa parceria entre instituições públicas para garantir um atendimento mais eficiente e acessível aos cidadãos que necessitam desses benefícios previdenciários.