Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – Câmara Municipal de São Paulo homenageia Manoel dos Santos Jr., ex-nadador e medalhista olímpico, com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo[embed]https://www.youtube.com/watch?v=dOgrAb94ab8[/embed]

Na noite desta segunda-feira, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene para homenagear Manoel dos Santos Jr., ex-nadador, medalhista olímpico e ex-recordista mundial, com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo. A cerimônia destacou os serviços prestados por Manoel em prol do esporte na capital paulista, ressaltando sua contribuição para o crescimento da natação e seu incentivo significativo à prática esportiva.

Nascido em Guararapes, interior de São Paulo, em 1939, Manoel dos Santos iniciou sua carreira esportiva aos 12 anos em Rio Claro, onde se destacou em competições estudantis, regionais e estaduais de natação. Ao se transferir para o Clube Internacional de Regatas, em Santos, em 1957, sob a orientação do técnico Minoru Hirano, Manoel passou a ganhar reconhecimento nacional e internacional como atleta da seleção brasileira. Mais tarde, em 1959, mudou-se para o Esporte Clube Pinheiros, onde encerrou sua carreira.

Entre os anos de 1955 e 1962, Manoel dos Santos participou e conquistou medalhas em diversas competições nacionais e internacionais de natação, destacando-se em dois Jogos Pan-Americanos, quatro Campeonatos Sul-Americanos e outros eventos. O grande momento de sua carreira foi em 1960, nos Jogos Olímpicos de Roma, onde conquistou a medalha de bronze nos 100 metros nado livre, tornando-se o primeiro medalhista olímpico brasileiro em provas de velocidade na natação.

Emocionado com a homenagem recebida, Manoel dos Santos expressou sua gratidão: “É sempre um motivo de alegria ser lembrado, porque eu faço parte da história, eu fui um dos primeiros medalhistas olímpicos do Brasil. Então, quando a gente é lembrado, fica contente porque fez alguma coisa. Ainda mais pela Câmara de São Paulo, cidade para a qual me mudei em 1959. Então, já estou aqui há 65 anos como cidadão, abracei São Paulo, que me recepcionou muito bem”.

A presidente da Sessão Solene, vereadora Cris Monteiro, destacou a importância da homenagem a Manoel dos Santos, ressaltando o papel do esporte na sociedade. “Fazer essa homenagem, para mim, é particularmente uma alegria. Eu sou sócia do Clube Pinheiros, ele foi um nadador pelo Pinheiros, então também é uma forma de homenagear o clube, que traz muitos incentivos ao esporte, muitos dos nossos medalhistas saem do Pinheiros. Então, para mim, é uma alegria imensa poder presidir essa sessão e oferecer essa homenagem ao Manoel, que tanto orgulho nos deu, não só à cidade de São Paulo, mas a todo o Brasil”.

O presidente do Esporte Clube Pinheiros, Carlos Alexandre Brazolin, elogiou o legado deixado por Manoel dos Santos: “Manoel dos Santos, o primeiro medalhista olímpico do Pinheiros, um homem que, na época dele, você imagina, os atletas iam até de navio para as competições, e olha só o legado que ele deixou”. Brazolin também ressaltou a importância de homenagear o grande nadador: “Hoje é uma felicidade muito grande estar aqui para ver que a Câmara está homenageando esse nosso grande nadador, grande esportista, grande pai e, principalmente, grande pinheirense”.

O filho de Manoel dos Santos, Mauricio dos Santos, enfatizou a importância do reconhecimento em vida dado a seu pai. Ele destacou o exemplo de Manoel como inspiração para os jovens atletas brasileiros e ressaltou a importância do esporte como ferramenta de inclusão e educação.

A cerimônia contou com a presença de importantes figuras do cenário esportivo, como representantes do Sindi Clubes SP e do Sinpefesp, que enalteceram a trajetória e as conquistas de Manoel dos Santos. A homenagem prestada pela Câmara Municipal de São Paulo ressalta o legado deixado por esse grande atleta e incentivador do esporte, que tanto orgulhou a cidade e o país.

Sair da versão mobile