Repórter São Paulo – SP – Brasil

Dia do Professor: Apeoesp aponta desvalorização da categoria e desafios enfrentados pelos professores no cenário educacional atual.

Nesta terça-feira (15/10) comemora-se o Dia do Professor, uma data importante para celebrar o profissional responsável por transmitir conhecimentos em todos os níveis de ensino. Além de destacar a importância dos educadores, o dia também é marcado por reflexões sobre os desafios enfrentados pela categoria. O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) aponta diversos obstáculos, incluindo o autoritarismo, desvalorização, desrespeito e assédio moral impostos pelo governo.

O presidente da Apeoesp, Fabio Santos de Moraes, destaca a falta de valorização dos professores, que enfrentam políticas que ferem sua liberdade, como a plataformização, a falta de reajuste salarial adequado e a defesa da privatização das escolas. Além disso, Moraes critica o corte de investimentos na educação pública e a proposta de implementação de escolas cívico-militares, que, segundo ele, não são uma solução para os problemas enfrentados nas escolas.

A lei que cria o Programa Escola Cívico-Militar na rede pública de ensino foi sancionada pelo governador e prevê a divisão das escolas em núcleos civil e militar. No entanto, Moraes afirma que a presença da polícia deve ser no entorno das escolas e não dentro das unidades, que necessitam de uma gestão democrática, infraestrutura adequada e ações de conscientização e prevenção à violência.

Apesar das divergências com o governo do Estado, Moraes destaca que os professores têm realizado um trabalho positivo nas escolas públicas, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. O sindicato propõe ações para combater a violência, como a elaboração de projetos políticos-pedagógicos que envolvam toda a comunidade escolar, além de uma gestão mais democrática e a presença de mais funcionários.

Diante disso, o Dia do Professor não apenas celebra a importância desses profissionais, mas também ressalta a necessidade de valorização, respeito e condições adequadas de trabalho para que possam desempenhar seu papel de forma eficaz e contribuir para a melhoria da educação no país.

Sair da versão mobile