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Cerca de 900 mil clientes continuam sem luz na RMSP após temporal e Procon-SP notificará Enel por demora no restabelecimento

Após o forte temporal que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) nos últimos dias, cerca de 900 mil clientes ainda estão sem luz ou com serviço instável, de acordo com informações da concessionária Enel. O Procon-SP tomou medidas para notificar a empresa e exigir explicações sobre a demora no restabelecimento do fornecimento de energia. Além disso, o órgão está monitorando relatos de problemas em cidades do interior, com atenção especial para o fornecimento em hospitais e instalações de saúde.

No interior do estado, várias concessionárias também estão lidando com consumidores sem energia. A CPFL Paulista atende 2.668 consumidores nessa situação, CPFL Piratininga tem 594 clientes afetados e a CPFL Santa Cruz reportou 99 casos. Já a Elektro informou que 6 mil clientes estão sem energia, porém 91% dos casos já foram resolvidos.

A Enel, por sua vez, afirmou que está trabalhando com cerca de 1,6 mil técnicos em campo, incluindo equipes de outras concessionárias do grupo. A distribuição de água também foi afetada pela falta de energia, com regiões de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Cotia e Cajamar sofrendo com o serviço prejudicado. A Sabesp recomenda o uso controlado de água nessas áreas.

A Defesa Civil estadual registrou mais de 500 ocorrências devido às chuvas, que resultaram em sete mortes em diferentes cidades. Em Taboão da Serra, cerca de 30 pessoas estão desalojadas e a prefeitura decretou situação de emergência. A FHoresp, entidade que representa hotéis, restaurantes e bares, anunciou que irá acionar a Enel na Justiça para solicitar o ressarcimento de prejuízos causados pelo apagão, que afetou cerca de 250 mil estabelecimentos no setor.

A prefeitura de São Paulo mobilizou 4 mil trabalhadores para realizar ações de zeladoria e apoio ao tráfego, em uma tentativa de lidar com os impactos do temporal na região. A previsão é de que a situação seja normalizada até quarta-feira (16) para a maioria dos clientes afetados.

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