Repórter São Paulo – SP – Brasil

Temporal em São Paulo deixa 2,1 milhões sem energia; Enel reforça equipes para restabelecimento das áreas mais afetadas

Um temporal atingiu São Paulo na última sexta-feira (11/10), deixando aproximadamente 2,1 milhões de pessoas sem energia elétrica. A capital foi fortemente impactada, com cerca de 870 mil clientes sem luz. Além disso, municípios como Taboão da Serra, Cotia, São Bernardo e Santo André também sofreram com os efeitos do temporal.

Para lidar com a situação e restabelecer o serviço o mais rápido possível, a Enel Distribuição mobilizou equipes em campo. Até o momento, cerca de 750 mil clientes tiveram sua energia restabelecida, incluindo o escritor Elton Veiga, residente de Ribeirão Pires, que ficou sem luz desde a última sexta à noite.

Veiga relatou a sua experiência, mencionando que estava desesperançoso após ser informado de que a energia seria restabelecida apenas na madrugada de segunda-feira. No entanto, por volta das 19h, a energia voltou. Ele também observou que carros da Enel circulavam pela cidade para identificar problemas de abastecimento.

A Enel conta com aproximadamente 1,6 mil técnicos trabalhando para reconstruir trechos danificados da rede elétrica e restabelecer o serviço para cerca de 1,45 milhão de clientes afetados. As chuvas intensas, acompanhadas de ventos que ultrapassaram os 100 km/h, atingiram a área de concessão na noite de sexta-feira, o que exigiu a ativação do plano emergencial da companhia.

Diadema e Santo André decretaram situação de emergência em decorrência dos danos causados pela forte chuva e ventos. Diadema registrou a trágica morte de um homem após ser atingido pela queda de uma árvore, além de alagamentos e diversas ruas bloqueadas. Em Santo André, a Defesa Civil recomendou evitar abrigar-se ou estacionar sob árvores devido ao risco de acidentes.

Em casos de emergência, a população foi orientada a entrar em contato com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. A Enel continua trabalhando intensamente para restabelecer a energia para todos os clientes afetados e reconstruir os trechos danificados da rede elétrica.

Sair da versão mobile