São Paulo registra aumento de 30% no emplacamento de veículos novos em 2024, superando dados de anos anteriores.

Em meio a um trânsito cada vez mais caótico e congestionado, a cidade de São Paulo tem observado um aumento significativo no número de veículos zero-quilômetro emplacados diariamente. De acordo com dados obtidos pela Folha junto ao Detran paulista, nos nove primeiros meses deste ano foram emplacados 339.935 veículos novos na capital paulista, o que representa um aumento de cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse crescimento na cidade de São Paulo é o dobro da média nacional, destacando o aquecimento do mercado automobilístico no cenário econômico atual. A alta nos emplacamentos reflete a estabilização do mercado de veículos, com um bom volume de vendas, conforme apontou José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave.

Além disso, o aumento do tempo gasto no transporte coletivo e a preferência pelo transporte individual, como serviços de aplicativos de transporte, têm influenciado diretamente na decisão de compra de carros e motos. Uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo revelou que os passageiros de ônibus, metrô e trem têm perdido em média duas horas e 47 minutos por dia em seus trajetos.

Diante desse cenário, o debate sobre soluções para melhorar a mobilidade urbana na cidade se intensifica. Especialistas apontam a necessidade de investimento em transporte coletivo, reorganização da ocupação do solo para reduzir deslocamentos e a implantação de faixas exclusivas para ônibus como medidas fundamentais para aliviar o trânsito.

Os candidatos que disputam o segundo turno das eleições para a prefeitura de São Paulo também apresentaram propostas para lidar com o problema do trânsito na cidade. Enquanto o atual prefeito, Ricardo Nunes, promete mais faixas azuis para motocicletas e a expansão do transporte aquático, Guilherme Boulos, do PSOL, prioriza o transporte coletivo e a construção de mais corredores de ônibus.

Com um mercado automobilístico aquecido e desafios crescentes na mobilidade urbana, as soluções para o trânsito em São Paulo se tornam cada vez mais urgentes e debatidas no contexto político e social da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo