Esses resultados refletem não apenas uma simples estatística, mas sim um impacto positivo na vida dos estudantes que ingressaram através do sistema de cotas. O aumento na taxa de conclusão dos cursos superiores sugere que as políticas de inclusão estão contribuindo para garantir oportunidades iguais de acesso à educação e para promover a permanência dos estudantes, especialmente aqueles que historicamente enfrentaram mais barreiras para ingressar no ensino superior.
Para o senador Paulo Paim, os resultados do Censo da Educação Superior são um indicativo claro de que as ações afirmativas têm sido bem-sucedidas e têm desempenhado um papel fundamental na democratização do ensino no país. Através dessas medidas, tem sido possível ampliar a diversidade e a representatividade nas universidades federais, proporcionando uma formação mais plural e inclusiva para todos os estudantes.
É importante ressaltar que a luta pela igualdade de oportunidades na educação ainda é um desafio constante no Brasil, e os resultados positivos apresentados no Censo da Educação Superior mostram que as ações afirmativas são uma ferramenta eficaz para promover essa igualdade. A partir desses dados, é possível reforçar a importância de políticas públicas que visem o combate às desigualdades sociais e étnico-raciais no acesso ao ensino superior.