Repórter São Paulo – SP – Brasil

Frentes frias provocam chuva intensa no Sudeste e no Centro-Oeste; alerta de perigo para tempestade em várias regiões.

Uma série de frente frias está prevista para provocar chuvas fortes, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país a partir deste fim de semana, com a instabilidade se estendendo até parte da segunda quinzena deste mês. Em São Paulo, a cidade inteira entrou em estado de atenção para alagamentos por volta das 19h30, com a presença de fortes ventos no centro da cidade e em bairros como Pinheiros e Vila Mariana.

Segundo previsão, o feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, neste sábado (12), será chuvoso em São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e norte do Mato Grosso. Há seis meses, devido a bloqueios atmosféricos, não se registrava tanta chuva nessas regiões, que sofriam com tempo seco e calor.

A cidade de São Paulo está em alerta laranja para tempestades, com previsão de acumulado de até 100 mm de chuva por dia, podendo ocorrer quedas de granizo, cortes de energia, quedas de árvores e alagamentos. A Marinha emitiu alerta para ventos de até 60 km/h na faixa litorânea de Ilhabela, em São Paulo, a Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

As mudanças na circulação de ventos e o calor formam um corredor de umidade que propicia a formação de nuvens de chuva. A frente fria já provocou chuvas fortes em Minas Gerais e Belo Horizonte, onde não chovia há 170 dias. Em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, o acumulado de chuva em 24 horas chegou a 112,6 mm.

A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, afirma que a umidade distribuída no interior do país, juntamente com as frentes frias, deve organizar muitas áreas de chuva nos próximos dias. As chuvas são fundamentais para limpar a atmosfera, diminuir a fumaça e amenizar o calor.

Em São Paulo, a temperatura deve variar entre 15°C e 23°C no fim de semana, com maiores chuvas previstas para sábado do que para domingo.

Sair da versão mobile