Belo Horizonte em alerta: após longa estiagem, Defesa Civil prevê fortes pancadas de chuva e risco geológico na região

Belo Horizonte finalmente teve um alívio após 173 dias de estiagem, com a previsão da Defesa Civil da cidade alertando para fortes pancadas de chuva entre esta quinta-feira (10) e a manhã de sexta (11). A expectativa é de que chova cerca de 90 a 110 milímetros em um período de 24 horas, um volume próximo do total esperado para todo o mês de outubro.

A regional do Barreiro também está em alerta devido ao risco geológico forte, com recomendações para a população ficar atenta a possíveis quedas de muros, deslizamentos e desabamentos até a próxima terça-feira. Na região, foram registrados 113,9 milímetros de chuva entre as 13h e 17h desta quinta.

Os primeiros indícios de chuva surgiram na noite de quarta-feira, com moradores celebrando nas redes sociais o fim da longa estiagem. A meteorologista Anete Fernandes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou que a chuva foi resultado de áreas de instabilidade causadas pelo tempo quente e seco na atmosfera, somado à umidade em médios níveis.

Para os próximos dias, a previsão é de persistência das áreas de instabilidade, com pancadas preferencialmente no período vespertino. A transição entre a estação seca e chuvosa deve se consolidar na segunda quinzena de outubro, com chuvas previstas até a próxima semana.

Além disso, as chuvas também auxiliam no combate a incêndios em unidades de conservação, como no monumento estadual Serra da Moeda, onde os bombeiros afirmaram que a precipitação contribuiu para eliminar os focos de fogo. A população é aconselhada a acompanhar os avisos diários do Inmet e da Defesa Civil para se manter informada sobre as condições climáticas e possíveis riscos na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo