Integrantes da coalizão de Ricardo Nunes lideram votações para vereador em São Paulo, aponta mapa eleitoral.

Nas eleições municipais da cidade de São Paulo, realizadas recentemente, observou-se que os candidatos a vereador mais votados em grande parte das zonas eleitorais são integrantes da coalizão que apoia o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, do MDB. Um levantamento mostra que em 47 dos 57 distritos paulistanos, os candidatos governistas foram os mais votados, mesmo em regiões onde o candidato Guilherme Boulos, do PSOL, conquistou a maioria dos votos para prefeito.

No entanto, em algumas zonas eleitorais, como Indianópolis e Jardim Paulista, candidatos de outros partidos tiveram destaque, como a candidata Cris Monteiro, do Novo, que venceu em áreas onde Ricardo Nunes foi o mais votado. Além disso, foi notável a influência de vereadores com mandatos consecutivos em alguns bairros tradicionais da cidade, conhecidos como currais eleitorais, que mantêm sua influência ao destinar verbas para obras em suas regiões.

Um exemplo desse fenômeno é o vereador Milton Leite, presidente da Câmara Municipal, que se aposentará após sete mandatos consecutivos e conseguiu transferir votos para os candidatos que apoiou nas eleições. Já os partidos de esquerda, como o PT e o PSOL, perderam território em relação ao pleito anterior, conquistando o primeiro lugar em menos zonas eleitorais.

Além disso, houve casos de candidatos mais votados em determinadas regiões que não conseguiram se eleger e ficaram como suplentes. Em contrapartida, outros distritos viram uma mudança de preferência, com uma expansão da área de influência de vereadores de partidos diferentes. A divisão eleitoral na cidade reflete a diversidade política e a complexidade do cenário político paulistano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo