Repórter São Paulo – SP – Brasil

Frente fria se aproxima de São Paulo e promete chuvas para os próximos dias, amenizando o calor de 34,1ºC.

O calor intenso que marcou a terça-feira (8) na cidade de São Paulo, com a estação do Inmet registrando uma temperatura de 34,1°C no Alto de Santana, na zona norte, está com os dias contados. Uma frente fria está se propagando pelo litoral, o que vai provocar mudanças no tempo, trazendo chuvas e amenizando as altas temperaturas.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a quarta-feira (9) ainda terá sol e temperaturas em elevação na capital paulista, mas a máxima não deve passar dos 24°C, o que representa uma queda de cerca de 10°C em relação ao dia anterior.

A previsão é de mínimas de 17°C durante a madrugada, com índices de umidade relativa do ar em torno de 50% nos períodos mais quentes. No final da tarde e durante a noite, a frente fria se aproximará, aumentando a nebulosidade e provocando chuvas em forma de pancadas isoladas, com intensidade variando entre fraca e moderada, segundo informações do CGE.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para chuva isolada durante todo o dia, com aumento da intensidade a partir do horário do almoço. Essa condição se estenderá para a quinta-feira (10), com expectativa de um volume maior de precipitação. As temperaturas devem oscilar entre 16°C e 23°C. Na Baixada Santista, a chuva será mais intensa a partir desta quarta-feira, com o tempo fechado se mantendo até sábado.

No litoral, as temperaturas devem variar entre 17°C e 25°C nesta quarta, e entre 17°C e 23°C na quinta. Na sexta-feira, o calor volta a subir, chegando a 33°C, mas a chuva continuará sendo frequente. No interior do estado, apesar do calor intenso, as chuvas também estão previstas, o que pode trazer um alívio para a região que tem enfrentado focos de incêndio desde o início de agosto.

Com a previsão de mudanças no clima, os paulistas podem se preparar para um refresco nas altas temperaturas e umidade mais equilibrada nos próximos dias. É importante ficar atento às atualizações dos órgãos meteorológicos e tomar as devidas precauções diante das mudanças climáticas.

Sair da versão mobile