Projeto “Rodinha Zero” utiliza bicicleta para combater o vício em telas e promover o desenvolvimento infantil em escolas públicas.

Um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias brasileiras atualmente é o vício em dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, por parte das crianças. Esse cenário se repete na casa dos empresários Valéria e Gabriel da Silva Santos Martins, de Japeri (RJ), que têm dificuldades em fazer o filho de 6 anos, Kaleb, se afastar da telinha.

O impacto do uso excessivo de telas por crianças pode resultar em problemas de aprendizado e até mesmo em quadros de depressão. Diante dessa realidade, o governo brasileiro está estudando medidas para lidar com essa questão e minimizar os prejuízos causados pela exposição excessiva às telas desde a infância.

No entanto, a família de Kaleb encontrou uma solução positiva dentro da própria escola do menino. A instituição faz parte do projeto Rodinha Zero, idealizado em 2016 pela ONG Instituto Aro Meia Zero, que propõe o uso da bicicleta como ferramenta pedagógica. A metodologia do projeto visa promover o desenvolvimento emocional, motor, cognitivo e social das crianças, colocando em prática atividades que vão além do simples ato de pedalar.

Com a participação no Rodinha Zero, Kaleb apresentou melhorias significativas em seu comportamento e desempenho. Segundo a mãe, Valéria, o menino superou medos, melhorou a atenção, passou a interagir mais e se tornou mais ativo. Além disso, agora ele pedala nas ruas com os pais, evidenciando os benefícios do contato com atividades ao ar livre e longe das telas.

O projeto já beneficiou quase duas mil crianças em escolas públicas de diversas regiões do país, promovendo não apenas o aprendizado da bicicleta, mas também incentivando a reflexão sobre temas como sustentabilidade, mobilidade urbana e inclusão social. Com planos de expandir para outras cidades em 2025, o Rodinha Zero se destaca como uma iniciativa voltada não só para o desenvolvimento infantil, mas também para a construção de cidades mais amigáveis para as crianças e para a sociedade como um todo.

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