Cardeal dom Odilo Scherer renuncia ao comando da Arquidiocese de São Paulo e Papa Francisco aceita pedido após 75 anos.

O Cardeal dom Odilo Scherer surpreendeu a todos ao renunciar ao comando da Arquidiocese de São Paulo, e o pedido foi prontamente aceito pelo Papa Francisco. A decisão foi divulgada pelo arcebispo em uma carta nesta terça-feira (8), na qual ele revelou ter apresentado sua renúncia ao “governo pastoral” no dia 21 de setembro, data em que completou 75 anos.

Seguindo a norma canônica, ao atingir essa idade, os bispos diocesanos são solicitados a apresentar sua renúncia ao Sumo Pontífice, que, após ponderar todas as circunstâncias, toma as devidas providências. Scherer, que estava à frente da arquidiocese desde 2007, afirmou na carta que o Papa Francisco pediu que ele permanecesse mais dois anos no cargo.

A aceitação da renúncia por parte do Papa foi considerada rápida nos bastidores da Igreja Católica, ocorrendo em menos de um mês. Contudo, ainda não foi revelado quem será o sucessor de dom Odilo no comando da Arquidiocese de São Paulo.

“Sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como ‘peregrinos da esperança'”, declara o arcebispo metropolitano de São Paulo em sua carta, na qual também pede que “Deus abençoe a todos e os conserve em seu amor”.

A renúncia de dom Odilo Scherer representa uma mudança significativa no comando da Arquidiocese de São Paulo e na liderança religiosa da região. Resta aguardar para saber quem será escolhido como o próximo arcebispo para dar continuidade ao trabalho pastoral na maior cidade do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo