SÃO PAULO – Parlamento Jovem Ensino Médio de São Paulo realiza Sessão Solene de instalação e diplomação no dia 7/10, com presença de vereadores.[embed]https://www.youtube.com/watch?v=p2r7LpVwbEY[/embed]

Na tarde de segunda-feira, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco da Sessão Solene de instalação, diplomação e juramento da 4ª edição do Parlamento Jovem Ensino Médio – Vereador Dr. Farhat. Organizado desde 2019, esse evento tem como propósito proporcionar aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio a experiência do processo democrático por meio de uma jornada parlamentar.

Presidida pelo vereador João Ananias (PT), a cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), que faz parte da Comissão Avaliadora do Parlamento Jovem. Pereira ressaltou a relevância do programa ao destacar que os jovens presentes são o futuro da cidade e do país, parabenizando também os pais e professores pelo incentivo dado aos alunos.

Uma das participantes do Parlamento Jovem, a estudante Ana Clara Sizotti, expressou entusiasmo com a oportunidade de participar do projeto. Ela enfatizou a importância da experiência para sua carreira futura, mencionando seu interesse em seguir uma carreira relacionada às áreas de humanas e até mesmo ingressar na política.

Durante a cerimônia, os estudantes foram diplomados e distribuídos em comissões, cada uma identificada por uma cor específica. Pais, professores e familiares estiveram presentes para apoiar os jovens durante as atividades. A professora Letícia Lopes de Souza, da Escola Francisco Pereira de Souza Filho, enfatizou a importância de envolver os alunos no entendimento da democracia e dos direitos políticos.

Além das atividades realizadas na Sessão Solene, os estudantes terão a oportunidade de participar de reuniões das comissões e candidaturas para a eleição da Mesa Diretora. No dia 21 de outubro, ocorrerá a eleição dos integrantes da Mesa e a Sessão Plenária, onde os jovens votarão em projetos de lei elaborados por eles mesmos.

O Parlamento Jovem para o Ensino Médio visa proporcionar aos estudantes uma experiência legislativa simulada, incentivando a participação ativa na política e no processo democrático. Os participantes tiveram que identificar um problema municipal e elaborar um projeto de lei, seguindo as diretrizes estabelecidas no regulamento do programa.

Diversos vereadores, como Silvia da Bancada Feminista (PSOL), Sansão Pereira (REPUBLICANOS) e João Ananias (PT), estiveram presentes na Sessão Solene, que foi transmitida ao vivo para toda a comunidade. A participação dos jovens nesse evento mostra o interesse e engajamento da nova geração nos assuntos políticos e sociais, estimulando um futuro promissor de participação cidadã e democrática.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo