SÃO PAULO – Aumento de 53,8% na bancada feminina da Câmara Municipal de São Paulo nas eleições municipais de 2024

No último pleito eleitoral municipal em São Paulo, as mulheres conquistaram um grande avanço na representação política da cidade. A Câmara Municipal de São Paulo viu um aumento significativo na presença feminina, com a bancada das vereadoras passando de 13 para 20, representando um aumento de 53,8% em relação às eleições anteriores.

Com um total de 55 cadeiras na Casa Legislativa, as 20 vagas conquistadas pelas futuras vereadoras representam 36,3% do total de parlamentares que assumirão o mandato em 2025. Esse aumento na representação feminina é um passo importante rumo à paridade de gênero na política municipal.

Dentre as vereadoras reeleitas, estão nomes como Cris Monteiro (NOVO), Dra Sandra Tadeu (PL), Edir Sales (PSD), Luana Alves (PSOL), Luna Zarattini (PT), Rute Costa (PL), Sandra Santana (MDB), Silvia da Bancada Feminista (PSOL) e Sonaira Fernandes (PL). Essas representantes continuarão a contribuir com o debate e a formulação de políticas públicas na cidade de São Paulo.

Além disso, houve a eleição de 11 novas parlamentares, que se juntarão às veteranas na Câmara Municipal. Entre as novas vereadoras eleitas, destacam-se nomes como Ana Carolina Oliveira (PODE), Amanda Paschoal (PSOL), Pastora Sandra Alves (UNIÃO), Zoe Martinez (PL), Janaina Paschoal (PP), Amanda Vettorazzo (UNIÃO), Marina Bragante (REDE), Simone Ganem (PODE), Renata Falzoni (PSB) e Keit Lima (PSOL). Essas novas vozes trarão diferentes perspectivas e experiências para enriquecer o debate político na cidade.

O aumento na representação feminina na Câmara Municipal de São Paulo é um reflexo da crescente importância das mulheres na política e da luta por mais igualdade de gênero nos espaços de poder. Espera-se que essa tendência de crescimento da presença das mulheres na política se mantenha e que mais progressos sejam feitos rumo à igualdade de gênero na representação política.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo