Repórter São Paulo – SP – Brasil

Força Aérea Brasileira repatria 227 brasileiros e 3 pets do Líbano em operação de resgate histórica

Na tarde desta segunda-feira (7), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais uma operação de resgate de brasileiros que estavam no Líbano devido à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel. O KC-30 decolou de Beirute, no Líbano, com 227 resgatados a bordo, incluindo 49 crianças e até mesmo 3 animais de estimação. O avião, que fez uma escala em Lisboa para reabastecimento, tem previsão de chegada à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), na manhã de terça-feira (8).

O tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, destacou que a Operação Raízes do Cedro será contínua, com o objetivo de repatriar cerca de 500 brasileiros por semana. Estima-se que aproximadamente 20 mil brasileiros residam no Líbano, sendo que cerca de três mil manifestaram o desejo de deixar o país diante da atual situação de confronto.

Esta não é a primeira fase da operação de resgate. No domingo (6), 229 brasileiros foram repatriados e chegaram à Base Aérea de São Paulo, onde foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu discurso, o presidente criticou a postura de Israel nos conflitos, ressaltando a importância da paz e da solidariedade entre as nações.

A Operação Raízes do Cedro é uma resposta do Brasil à crise humanitária no Líbano e reforça o compromisso do país em auxiliar seus cidadãos em situações de emergência no exterior. A chegada dos repatriados está prevista para o início da manhã de terça-feira, marcando mais um passo significativo na missão de trazer de volta os brasileiros que se encontram em áreas de conflito.

Sair da versão mobile