Repórter São Paulo – SP – Brasil

Eleições municipais selam prefeitos em 11 capitais no primeiro turno, enquanto outras 15 terão disputa no segundo turno.

No último domingo (6), os eleitores brasileiros foram às urnas e 11 das 26 capitais do país já têm seus prefeitos definidos para os próximos quatro anos. Em cidades como Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES), os eleitores já sabem quem comandará a gestão municipal.

Das 11 vitórias em primeiro turno, dez prefeitos foram reeleitos para mais um mandato. Apenas em Teresina houve mudança, com Silvio Mendes assumindo o cargo de prefeito, substituindo Dr. Pessoa, que ficou em terceiro lugar nas eleições.

Por outro lado, em 15 capitais haverá segundo turno. Cidades como Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP) terão novas eleições no dia 27 de outubro.

Em algumas capitais, a definição do prefeito ficou próxima de ser decidida no primeiro turno, mas diferenças mínimas impediram a vitória direta. Em João Pessoa, Cícero Lucena e Marcelo Queiroga disputarão o segundo turno, enquanto em Porto Alegre, Sebastião Melo e Maria do Rosário também terão uma nova rodada de votação.

O partido de centro e o PL, de direita, dominaram as eleições nas capitais do país. Em oito das 11 capitais onde a eleição foi definida em primeiro turno, partidos de centro obtiveram a vitória. O PSD se destacou, vencendo em Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís. Já o PL teve sucesso em Maceió e Rio Branco.

No segundo turno, o PL está presente em nove capitais, seguido pelo União Brasil em quatro capitais. O MDB aparece em três e o PSD em duas. A disputa ainda conta com outros partidos, mostrando a diversidade política nessas eleições.

Com tantas decisões em jogo, os eleitores terão a oportunidade de participar novamente do processo democrático no segundo turno, definindo os prefeitos das capitais ainda em aberto. Acompanhe a cobertura completa dos resultados e das eleições nas capitais do país.

Sair da versão mobile