Repórter São Paulo – SP – Brasil

Eleições municipais no Nordeste: PT tem candidaturas competitivas em Fortaleza, Natal e Teresina para reverter resultado ruim de 4 anos atrás.

O cenário político das eleições municipais nas capitais do Nordeste está bastante movimentado, com o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentando candidaturas competitivas em cidades como Fortaleza, Natal e Teresina. Após um desempenho ruim nas eleições anteriores, quando não elegeu nenhum prefeito de capital, o PT busca reverter esse quadro em 2022.

Em Fortaleza, a disputa promete ser acirrada, com a possibilidade de um segundo turno entre o deputado federal André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), de acordo com uma pesquisa da Quaest. A candidatura de Leitão ganhou força após uma briga entre os irmãos Ciro e Cid Gomes, que acabou dividindo o PDT e levando alguns membros para o PT e PSB.

Essa divisão no PDT, partido do atual prefeito José Sarto, acabou impactando sua candidatura, fazendo com que ele apareça em terceiro lugar nas pesquisas. A força do PT em Fortaleza também é vista como uma forma de fortalecer a imagem do ministro Camilo Santana.

Em Recife, Salvador e Maceió, as pesquisas apontam para a vitória dos atuais prefeitos João Campos, Bruno Reis e João Henrique Caldas, respectivamente, no primeiro turno. Já em São Luís, o candidato à reeleição Eduardo Braide desponta como favorito para vencer a eleição ainda no primeiro turno, apesar de uma aliança inusitada entre PT e PL em sua oposição.

Na capital paraibana, João Pessoa, a campanha foi marcada pela prisão da primeira-dama, porém, as suspeitas não parecem ter afetado a preferência do eleitor, que favorece o candidato Cícero Lucena à reeleição. Em Teresina, a disputa entre Fábio Novo (PT) e Silvio Mendes (União Brasil) pode se estender para o segundo turno.

Já em Aracaju, a capital de Sergipe, a candidata Emília Corrêa (PL) lidera as pesquisas confortavelmente, com chances de ser eleita no primeiro turno. E em Natal, a situação é mais acirrada, com Natália Bonavides (PT) na terceira posição, disputando votos com Paulinho Freire (União Brasil) e Carlos Eduardo (PSD). O apoio do governo do Estado, chefiado pela petista Fátima Bezerra, pode ser um trunfo para a candidata do PT.

Sair da versão mobile