Força Aérea Brasileira inicia resgate de brasileiros no Líbano com voo de repatriação partindo de Lisboa rumo a Beirute

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) está pronta para decolar de Lisboa, em Portugal, com destino a Beirute, no Líbano, neste sábado (5). A missão é resgatar brasileiros que estão enfrentando a crise no país do Oriente Médio. Segundo informações do governo federal, os passageiros que estão incluídos neste voo já estão recebendo as orientações necessárias para o embarque no aeroporto da capital libanesa.

O governo brasileiro reforçou a importância de que os cidadãos sigam as orientações de segurança da embaixada brasileira em Beirute e das autoridades locais. Além disso, foi destacado que, para aqueles que têm recursos disponíveis, é recomendável que busquem deixar o território libanês por meios próprios, uma vez que o aeroporto de Beirute continua em operação para voos da companhia libanesa Middle East Airlines.

A repatriação dos brasileiros estava inicialmente prevista para sexta-feira (4), porém, foi adiada devido à intensificação dos bombardeios israelenses em direção ao Líbano, chegando a áreas próximas do aeroporto de Beirute. A Operação Raízes de Cedro, como é chamada a ação de resgate, planeja transportar 220 brasileiros nesta primeira fase, com o objetivo de repatriar até 500 pessoas por semana. Estima-se que cerca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano, uma comunidade significativa que necessita de suporte neste momento de crise.

A FAB, em conjunto com os Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, está empenhada em garantir a segurança e o retorno dos brasileiros em território libanês. A operação de resgate será fundamental para trazer alívio e assistência aos cidadãos que enfrentam dificuldades devido ao conflito na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo