Eleições no ABC: Última chance dos candidatos conquistarem votos antes do pleito deste domingo. TSE libera campanhas nas ruas até as 22h.

Neste sábado (5/10), os candidatos que concorrem às prefeituras e às Câmaras das sete cidades do ABC têm a última oportunidade de conquistar o apoio dos mais de 2,1 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições marcadas para este domingo (6/10). Com as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda é permitido realizar campanhas nas ruas, desde que respeitando critérios para não infringir a lei eleitoral.

A cartada final em busca de votos pode utilizar equipamentos de som até as 22h, seguindo a distância mínima de 200 metros de sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, hospitais, escolas, entre outros locais. Além disso, a distribuição de santinhos e materiais gráficos de campanha está liberada.

Por outro lado, a propaganda eleitoral paga ou impulsionada nas redes sociais e em veículos de comunicação já está proibida. Os candidatos podem fazer postagens, desde que não invistam dinheiro para ampliar a distribuição dos conteúdos. Durante a votação, apenas manifestações individuais e silenciosas são permitidas, como portar bandeiras e adesivos, sendo proibidas manifestações em grupo.

A secretária de Comunicação do TRE-SP, Eliana Passarelli, alertou sobre o uso do celular na cabine de votação, ressaltando que ele deve ficar do lado de fora, assim como outros equipamentos que possam registrar o voto. A divulgação de propaganda no dia da votação e a ação de cabos eleitorais também são consideradas boca de urna e podem resultar em penalidades.

Os dados do TSE apontam que o número de eleitores no ABC chega a 2.148.947, com maioria feminina. São Bernardo é o município com o maior número de eleitores, seguido por Santo André, Diadema, Mauá, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. As disputas eleitorais em cada uma dessas cidades prometem acirrar a busca pelos votos dos eleitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo