Repórter São Paulo – SP – Brasil

Nova reforma tributária impacta setores econômicos com aumento e redução de carga tributária, aponta audiência da CAE.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizou nesta quinta-feira (3) mais uma audiência pública para discutir a regulamentação da reforma tributária, representada pelo Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024. Durante o encontro, diversos participantes apresentaram cálculos sobre os impactos que a reforma poderá acarretar em diferentes setores da economia.

O economista e ex-deputado federal Marcos Cintra foi um dos especialistas presentes na audiência e destacou que o setor de serviços será um dos mais afetados pela reforma, com previsão de aumento médio de 8,8% na carga tributária. Por outro lado, no setor manufatureiro, a tributação deverá registrar uma queda de 12%, segundo as análises apresentadas.

Além de Cintra, outros debatedores trouxeram informações e pontos de vista diversos sobre os possíveis benefícios e impactos que a reforma tributária poderá trazer para a economia. Entre as perspectivas apresentadas, estão a simplificação do sistema tributário, a redução da burocracia e a melhoria do ambiente de negócios, o que poderá favorecer o crescimento e a competitividade das empresas.

Ainda que haja divergências de opiniões e análises sobre os efeitos da reforma tributária, é consenso entre os participantes da audiência a necessidade de modernização e simplificação do sistema tributário brasileiro. A expectativa é que a reforma possa contribuir para a redução da carga fiscal sobre as empresas, estimular o investimento e promover o desenvolvimento econômico de forma mais equilibrada e sustentável.

Sair da versão mobile