Repórter São Paulo – SP – Brasil

Índice de gerentes de compras na Alemanha atinge menor nível em seis meses, apontam dados da S&P Global e Hamburg Commercial Bank

O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços na Alemanha apresentou uma queda significativa, passando de 51,2 em agosto para 50,6 em setembro, atingindo o menor nível em seis meses. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira, 3, pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.

Segundo a pesquisa final, a leitura definitiva de setembro confirmou a estimativa preliminar e ficou em linha com as projeções dos analistas consultados pela FactSet. Além disso, o PMI composto alemão, que engloba serviços e indústria, também registrou uma queda, passando de 48,4 para 47,5 no mesmo período, atingindo o menor patamar em sete meses. No entanto, o resultado final ficou acima da estimativa inicial de 47,2.

Vale destacar que leituras acima de 50 indicam uma expansão na atividade econômica, enquanto números abaixo de 50 sinalizam uma contração. Portanto, esse cenário de queda nos índices de PMI para serviços e no índice composto da Alemanha apontam para uma desaceleração na economia do país.

Essa redução nos índices pode estar relacionada a diversos fatores, como a desaceleração da demanda interna e externa, bem como o impacto das restrições impostas devido à pandemia de Covid-19. Ainda assim, os analistas esperam que a economia alemã possa se recuperar nos próximos meses, com a retomada das atividades e o avanço na vacinação.

Portanto, é importante ficar atento às próximas divulgações dos indicadores econômicos da Alemanha para avaliar o cenário econômico do país e as perspectivas para a recuperação da atividade econômica.

Sair da versão mobile