O projeto está em fase de testes, com o aeromóvel circulando desde junho, e no último teste realizado na última sexta-feira, o sistema completou com sucesso a passagem pela área de mudança de via. De acordo com a Aerom Sistemas de Transporte, líder do consórcio AeroGRU responsável pela implantação do sistema, os testes dinâmicos envolvem cerca de 2.500 pontos de verificação para garantir a segurança necessária.
Inicialmente prometido para o primeiro trimestre deste ano e posteriormente adiado para o segundo semestre, o início da operação comercial do aeromóvel está confirmado para até o final de 2024, com previsão de ampliação dos horários de saída dos trens. O sistema terá capacidade para transportar 2.000 usuários por hora em cada direção, funcionando por propulsão pneumática e composto por dois carros articulados que podem levar até 200 passageiros por viagem, com estimativa de duração de quatro minutos por partida.
A obra contempla a construção de estações em cada um dos terminais de passageiros do aeroporto e uma estação ao lado da CPTM, com a instalação de vigas de 30 metros de comprimento e peso de 136 toneladas, autorizada pelo TCU. O investimento total estimado em R$ 301 milhões será custeado através de recursos da concessionária. A importância dessa ligação direta entre a estação da CPTM e o aeroporto foi ressaltada pelo então governador João Doria, que considerou bizarro o fato de não haver transporte público eficiente até Cumbica, destacando a necessidade e importância desse novo sistema ferroviário para a região.